Conquistadores goleiam na apresentação

Em jogo de apresentação aos seus associados, o Belenenses goleou o Instituto D. João V por 5:0. Golos de Drula, Miguel Almeida, Paulinho, Diego e Marcelinho.

Depois de um início de pré-época muito exigente, o Belenenses revelou maior disponibilidade em termos físicos, circunstância que resulta do redução normal da carga física imposta aos jogadores nas primeiras semanas de trabalho. De facto, frente ao Instituto os Conquistadores mantiveram um ritmo alto no decorrer de todo o jogo, não obstante o pressing inicial do emblema de Pombal. Irrepreensíveis a defender, os jogadores belenenses instalaram-se positivamente na meia quadra ofensiva, rematando mais de 35 vezes à baliza adversária no decorrer do jogo. Ao contrário do que normalmente acontecia na época passada, a equipa no seu todo aposta muito mais nos remates de longa distância, circunstância a qual não é estranha a aquisição de Renato, conceituado pivot brasileiro. Não obstante não se encontrar ainda a 100%, Renato joga muito bem de costas para a baliza, prende muito os defesas e origina mais espaço à entrada área para os seus companheiros de equipa. Mais atrás, Fábio e Miguel Almeida são bons defensores e recuperadores de bola, garantindo mais equilíbrio à equipa.

Dominando completamente a posse de bola a partir dos 5 minutos de jogo, o Belenenses esteve perto do golo em diversas ocasiões, tento inaugural que ainda assim só surgiu à passagem do minuto 17: bom remate cruzado de Drula, descaído para o lado esquerdo: 1:0. Ainda antes do intervalo o Belenenses ampliou a diferença na sequência de uma excelente jogada na qual Marcelinho driblou dois adversários, endossou a bola a Fábio, que funcionou como pivot na assistência recuada para o pontapé imparável de Miguel Almeida: 2:0.

Nos segundos 20 minutos as características do encontro não se alteraram, não tendo Marcão, que havia substituído Marco ao intervalo, praticamente trabalho. Com Caio, Renato, Fábio e Diego no 5, os Conquistadores revelaram grande poder de fogo, tendo efectuado seis remates em apenas 5 minutos de jogo. O terceiro golo belenense acabou por surgir numa segunda vaga oriunda no banco (Paulinho, Marcelinho e Drula evoluíam já na quadra), com Paulinho a roubar uma bola a meio-campo, a marcar após um primeiro remate defendido pelo guardião adversário: 3:0 quando estavam decorridos 7 minutos de jogo.

Até ao final Marcelinho foi o jogador em maior destaque em termos de espectáculo, saindo dos pés do brasileiro lances de pura magia. Em mais do que uma ocasião Marcelinho driblou vários adversários, acabando todavia por não conseguir marcar.

Algo enervados, os jogadores do Instituto foram obrigados a recorrer constante à falta para travar os oponentes, atingindo a 5ª falta quando estavam decorridos somente 11 de jogo. E a 6ª e a 7ª falta acabaram por surgir no mesmo minuto - o 14 -, mas Renato e Miguel Almeida desperdiçaram os livres de 10 metros consequentes.

Ainda antes, Renato, que se exibiu a bom nível, havia estado perto do golo em duas ocasiões. Com cerca de 90 segundos para jogar, o Instituto arriscou actuar com 5 jogadores de campo, aposta falhada da qual resultaram mais dois golos belenenses, da autoria de Diego e de Marcelinho.